quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Plantando a discórdia


No último domingo, fez uma semana que o Corinthians conquistou pela segunda vez o Mundial de Clubes da FIFA. Vitória indiscutível, marcada pelo amadurecimento da equipe dentro de campo, por ter encarado o “temido” Chelsea de igual para igual, (diferente do Santos quando jogou contra o Barcelona no ano passado), pelas incríveis defesas do goleiro Cássio, e pelo grande estilo de conduzir o time taticamente e psicologicamente do bravo técnico Tite.

No decorrer da semana, como era de se esperar, os torcedores fizeram a sua festa, e era possível ouvir um “Vai Corinthians” em diversos pontos do país e do mundo. Mas isso não agradou a todos, pois o Corinthians é considerado o maior rival dos times brasileiros, em principal, dos times paulistas.
Todo torcedor fanático tem amigos, parentes e até conjugues, que torçam para algum time rival, extremamente normal. Mas o que estimula tamanho sentimento de discórdia entre os torcedores? Isso pode começar entre os próprios jogadores.

Podemos citar aqui vários exemplos bem recentes. Um deles foi no jogo da última rodada do Campeonato Brasileiro, o clássico São Paulo x Corinthians no Pacaembu, partida que terminou em 3x1 para o São Paulo. O goleiro Cássio desceu as escadas para o vestiário, e fez um gesto obsceno “_|_” para a torcida tricolor que estava no Tobogã, da qual ficou bastante irritada com a atitude do goleiro corintiano. E a imagem desse momento girou na internet. Moral da história: quem torce para o São Paulo, mas tinha pelo menos o mínimo de apreço pelo Cássio por ele ser um bom goleiro, passou a detestá-lo.

Goleiro do Cássio faz gesto para torcida do São Paulo, após derrota no Pacaembu.

Outro disseminador da discórdia foi lateral-esquerdo do Santos, Léo, que declarou durante uma entrevista a Rádio Estadão ESPN, que “quem está acostumado com rodoviária não pode ir a aeroporto”, se referindo à torcida do Corinthians, em virtude da confusão causada por eles no embarque do time no Aeroporto de Guarulhos. O polêmico Emerson Sheik não deixou barato, e deixou um recado “amistoso” em seu Twitter, que muito provável, seria para rebater as provocações de Léo.

O atacante corintiano, Emerson Sheik, rebate ofensas de Léo em seu Twitter.

Resumindo: o Corinthians voltou campeão, e o santista ficou com cara de taxo, chegando até a se desculpar publicamente para a torcida fiel. Já era tarde! Sheik, em cima do trio elétrico mandou um “Chupa, Léo” em alto e bom som durante a comemoração do título nas ruas de São Paulo.


O bom exemplo

Jogador tem muita influência sobre os torcedores, portanto eles como profissionais devem dar o exemplo dentro e fora de campo. Atitudes como essas, de provocações e desrespeito com o adversário, faz crescer o ódio entre as torcidas rivais, aumentando a violência nos estádios e, afastando as pessoas de ver uma boa partida de perto.

Não podemos negar que rivalidade é bom sim, que é divertido brincar com seu colega citando os pontos fracos que o time dele tem, que afinal TODOS têm, é um gosto a mais para o futebol. Mas não tem jeito, torcedor se deixa levar por sua paixão pelo time, e não pela razão, e infelizmente os atletas acabam sendo espelho para isso. E vamos pensar bem, de que adianta o cara que é profissional, alfinetar um clube hoje, que amanhã por uma boa quantia em dinheiro, poderá defende-lo dentro de campo? Complicado!

Vale lembrar que são colegas de trabalho, no domingo de clássico estão se pegando dentro do campo, mas na segunda-feira a noite estão juntos na balada. É o certo, é o esporte. E como disse Jorge Henrique em recente declaração “A rivalidade é dentro de campo e durante a temporada. Fora somos todos amigos”. Disse o atacante corintiano, que foi convidado por Denílson, volante do São Paulo, a um jogo festivo na Paraíba com o uniforme tricolor. Mas... ele tapou o escudo do clube com fita isolante no calção e na camisa, segundo ele “em respeito” a fiel, que mesmo assim o criticou nas redes sociais.
Depois eles enchem a boca em campanhas, pedindo paz no futebol. Lamentável!

Enfim, espero da temporada 2013 muitas emoções em campo, mais futebol bonito de se ver e menos confusões, tanto entre os jogadores, quanto entre os torcedores.


Jorge Henrique tapa escudo do São Paulo durante jogo festivo na Paraíba.

3 comentários:

  1. Oi Ana! Estou adorando seu blog! Assim que possível, veja meu blog também: http://www.psicoisinhas.blogspot.com.br/

    Bom, concordo com você. Acho que esta rivalidade, principalmente entre São Paulo e Corinthians foi muito mais alimentada pela diretoria e jogadores corintianos, com o apoio da mídia, do que pelo lado oposto (entretanto, o sentimento não deixa de ser recíproco).

    Infelizmente os torcedores de cabeça fraca vão na onda e os conflitos acontecem. Conheço pessoas mais velhas que não entendem como os torcedores de hoje não conseguem ter uma conversa amistosa uns com os outros. Quero deixar claro que isso não significa que há 40 anos atrás não existia briga entre torcedores, mas os torcedores comuns eram mais respeitosos diferentemente de hoje em dia. Uns vão dizer: "ah. mas o futebol mudou". Sim o futebol mudou, o torcedor, isso é normal, mas infelizmente tem gente deixando o futebol chato.

    É isso.

    Beijos, Ana!

    Amanda Borba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou acompanhar seu blog sim, pode deixar!
      Bem lembrado Amanda, as diferenças entre as diretorias de São Paulo x Corinthians é terrível. Inclusive, quando dirigentes assim chegam a cargos na CBF, tenho a impressão que mesmo assim tentam dar uma "prejudicada" no rival, em relação a contratações para a seleção e etc. Posso estar errada, mas é a impressão que eu tenho.
      Obrigada por participar e comentar aqui :)

      Excluir
  2. Parabéns Ana, belo blog! Ser crítico sem clubismo é um exercício que todos devem práticar. Sucesso e beijos!

    ResponderExcluir