domingo, 24 de fevereiro de 2013

A fatalidade como lição


O assunto da semana foi a tragédia na última quarta-feira, na partida de estréia no Corinthians na Libertadores da América contra o San José, na cidade de Oruro, na Bolívia. O torcedor boliviano, Kevin Espada, de 14 anos, morreu ao ser atingido por um sinalizador partido da torcida do Corinthians, durante comemoração do gol de  Guerrero. Doze torcedores corintianos estão presos preventivamente, enquanto a polícia boliviana dá continuidade nas investigações. Os presos juram inocência e declaram não saber quem fez o disparo do sinalizador. A Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, aplicou como punição ao Corinthians, portões fechados para a torcida nas partidas da Libertadores.

Enterro do garoto Kevin na Bolívia.
Essa é uma situação muito delicada de opinar, ainda mais se tratando de um caso tão grave, em que há uma certa dificuldade de encontrar um culpado no meio de um grupo tão grande de torcedores. As imagens da TV mostram o momento do disparo do sinalizador, logo após o primeiro gol, durante a subida do bandeirão da organizada, imagem esta, difícil para uma identificação.

Não há como negar, foi um ato de muita irresponsabilidade e vandalismo. Se não foi um disparo acidental, a intenção não era das melhores, pelo contrário, seria de intimidar ou ferir o adversário.
A organizada do Corinthians carrega um o estereótipo ruim, pelo envolvimento em vários casos de brigas e confusões, e infelizmente o bom torcedor acaba pagando por isso também.
É lamentável, mas a Conmebol acertou na punição. Os portões fechados para a torcida, em uma das competições consideradas mais favoritas, é algo marcante, que servirá de exemplo para qualquer torcedor, que pensará duas vezes antes de cometer um ato de violência.
Vale a pena destacar, que não deveria ser descartada uma punição também ao clube boliviano, que falhou na segurança ao deixar torcedores entrarem com objetos que representam perigo, isso não pode passar em branco.

Injusto seria se a punição fosse a eliminação do Corinthians da Libertadores, afinal a equipe lutou para chegar onde chegou e não deve ser prejudica por algo causado por torcedores. Com os portões do Pacaembu fechados, conseqüentemente, o clube terá seus danos, pois perde em não ter seu torcedor dentro do estádio, que é a sua principal fonte de renda, mas, não vejo outra maneira do torcida sentir a punição.


Gaviões da Fiel tem um culpado

Neste final de semana, o advogado que representa a organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel, declarou que o culpado pelo disparo seria um adolescente de 17 anos, membro da torcida, que diz estar em estado de choque pelo que aconteceu, e será apresentado a Vara da Infância e da Juventude, nesta segunda-feira em Guarulhos, confessando o ato.

Diante desta declaração, me vêem uma série de questões: se ele foi realmente o autor, porque só agora essa confissão? Por ser menor de idade, e ter punições menos severas que um adulto, será que não estaria se apresentando para encobrir um verdadeiro responsável? Não dá para afirmar nada por enquanto, torço para que Brasil e Bolívia tenham excelência nas investigações e encontrem o verdadeiro responsável.

O Corinthians já entrou com a ação de defesa, contra a punição da Conmebol e aguarda uma resposta da entidade.
É possível notar um sentimento de luto pelo garoto Kevin, tanto por profissionais quanto por torcedores do Corinthians, afinal, é uma vida que se foi inutilmente, e é comum ficar sentido com uma morte assim, ainda mais se tratando de uma criança. Mas que sirva de exemplo para qualquer torcedor, de qualquer time, que deixa o fanatismo doentio falar mais alto do que o respeito e a tolerância dentro dos estádios.

Independente do resultado das investigações, das punições aplicadas pela Conmebol, nada irá tirar a dor dessa família que perdeu um membro, mas se daqui pra frente, a segurança for mais rígida dentro dos estádios e os torcedores se conscientizarem de que futebol é entretenimento e não uma guerra, muitas vidas poderão ser poupadas.

Torcida corintiana manifesta sentimento por Kevin na partida deste domingo contra o Bragantino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário